Como se tornar um consumidor sábio
Conseguir o melhor preço, para a maioria dos brasileiros, é um fator determinante para escolha na hora da compra. Pechinchar e descobrir as lojas mais competitivas já é uma rotina até para o consumidor menos exigente. No entanto, conhecer os melhores preços que o mercado oferece é apenas um dos hábitos que devemos adquirir para realizar compras realmente sábias. Não basta saber o valor mais competitivo do mercado, é preciso entender também quanto podemos ou queremos pagar por um produto, bem ou serviço antes de adquiri-lo.
Quem nunca passou pelo fatídico momento de comprar um produto e ver seu preço despencar na semana seguinte? Ou fazer uma longa pesquisa de preços e descobrir que há dois meses os valores estavam bem melhores? Possivelmente, a maioria de nós já viveu uma experiência parecida. Mas e se, ao contrário do modelo de consumo que praticamos hoje, tivermos a certeza de que estamos pagando um valor justo por um produto, será que ainda nos frustraríamos com essas situações?
Muitos acreditam que não há nada que se possa fazer para sair do eterno ciclo de compras e frustrações do mercado atual. Mas a verdade é que existe sim uma maneira de conseguir ser bem sucedido nesse contexto e inverter os papéis do ciclo de compras.
Primeiro passo para se tornar um consumidor sábio: Entender como o mercado funciona
O efeito de variação de preços para um mesmo produto é resultado do formato que as empresas utilizam para definir o valor de venda.
Veja um exemplo prático:
A loja EletroPhone é uma revendedora de aparelhos celulares. Para determinar o preço final de cada aparelho que será vendido ao consumidor, é feita uma soma do valor que a empresa consegue negociar com as fábricas para aquisição ao percentual dos demais custos para manutenção do serviço de revenda, tais como transporte, funcionários, energia, impostos, etc. Essa margem é o menor valor que a revendedora conseguiria vender cada aparelho sem ter prejuízos. No entanto, a loja não estaria ganhando nada pelo seu serviço. Para garantir que a EletroPhone ganhe algum dinheiro pela revenda é adicionado ao valor final de cada produto uma taxa de lucro. A taxa de lucro é o que garante à EletroPhone um sentido para existir no mercado.
Sempre que um concorrente revender um aparelho celular com menor preço, é porque esse concorrente conseguiu diminuir pelo menos uma das variaríeis que define o seu valor final. Ele pode ter conseguido, por exemplo, um desconto maior que a EletroPhone na fábrica do aparelho. No entanto, a taxa de lucro é a principal responsável pelas variações significativas quanto ao valor final de um produto.
Algumas vezes, a variável “preço de custo” pode significar questões sérias como exploração de mão de obra ou sonegação de impostos. Nesses casos, cabe às autoridades identificar e aplicar a devida lei às empresas infratoras. E a nós, consumidores, denunciar sempre que identificarmos práticas suspeitas.
Alguns casos já são velhos conhecidos dos brasileiros, como a variação da taxa de lucro aplicada pelas montadoras de carros no país, que chegam a vender por aquicarros com o dobro do preço de outros países, variando sua taxa de lucro em mais de 100%. Esses casos, muitas vezes abusivos, são apontados pelos estudiosos de administração em marketing como efeito resultante da adesão do mercado. Em outras palavras, os preços dos carros são elevados no brasil porque o brasileiro paga por eles.
O mais importante aqui é entender que, para o mercado atual, é papel exclusivo das empresas definir o valor final de um produto. Seja o valor de custo ou a margem de lucro, cabe ao empresário estipular a sua estratégia de mercado.
Agora, você já entende um pouco de como o mercado funciona e acaba de se tornar um consumidor mais esperto, mas ainda falta mais um passo para se tornar um sábio.
Segundo passo para se tornar um consumidor sábio: Quebrar o modelo de consumo atual e participar do processo de decisão do preço real
Para se tornar um consumidor sábio é preciso romper com os paradigmas atuais do consumo. É fundamental sair da posição passiva e participar ativamente do processo de precificação de um produto. Afinal, se quem vai pagar pelo produto é você, por que não participar do processo de definição do preço que vai pagar por ele? Sim, você pode e deve. Tudo o que você precisa para isso é de um propulsor que faça você, consumidor, ser ouvido pelo mercado. A boa notícia é que esse espaço já existe!
Como o Fliig funciona
O Fliig é uma plataforma de compras e vendas, ou como preferem dizer: “O seu portal de anúncios dos seus desejos de compra.”
Na prática, o que o Fliig faz é inverter o paradigma de consumo, pois lá tudo começa pelo consumidor. Na ferramenta, vocêanuncia seu desejo de compra e expressa uma ideia de preço a pagar. E é assim que se iniciam as negociações de compra, dando ao consumidor uma voz mais ativa no processo de definição do valor final a se pagar por um produto, bem ou serviço.
Aproveite para conhecer o Fliig e iniciar suas atividades como um verdadeiro consumidor sábio!
Acompanhe o Fliig nas redes sociais
facebook google + linkedin