Venda mais: Como oferecer desconto
O desconto é um dos mais antigos aliados do marketing para aumentar as vendas e, mesmo estando presente no mercado por tanto tempo, a oferta de desconto muitas vezes é aplicada de maneira errada ou pouco otimizada para realmente alavancar as vendas. Aprenda com este passo a passo a melhor maneira para oferecer desconto e ganhar mercado sem perder dinheiro:
1) Entenda o real valor do seu produto
Mais que o valor de compra ou de produção, um produto tem seu custo de estoque, de manutenção, de equipe. Manter um produto em estoque, muitas vezes, pode representar um custo elevado para as empresas e conhecer este valor é fundamental para manter uma boa administração e saúde financeira dos negócios. Uma vez ciente deste valor, por quê não dividir este custo com o cliente em forma de desconto?
2) Entenda o custo da prospecção
Quanto custa um novo cliente? Em geral, empresas costumam investir cerca de 10 a 30% do seu faturamento em marketing. O número de clientes alcançados dividido por este valor investido é o primeiro passo para chegar a uma resposta que esclareça o custo de um novo cliente. Descontos sobre produtos, acabam se tornando os menores custos dentro dos gastos com marketing, além disso é um custo que só se paga ao realizar uma venda.
3) O desconto ideal
O desconto ideal será aquele que represente uma mistura do primeiro e segundo passo levantados neste passo a passo, adicionado a um valor que ofereça uma real vantagem ao consumidor.
Antes de qualquer ação de vendas, é preciso compreender que não basta oferecer um desconto para que os clientes comprem. Este valor só irá realmente atrair compradores se oferecer um benefício sincero ao cliente final. Uma forma de entender se está oferecendo um benefício real ao seu cliente é conhecer o ticket médio de compra de cada cliente, por exemplo. A oferta de descontos progressivos oferece vantagens para as duas partes, quanto mais se compra, mais descontos será oferecido. Esta prática não só aumenta as vendas como fideliza e por consequência, diminui os gastos de prospecção.
No entanto, apesar de extremamente relevante, este não deve ser o único fator a ser considerado. Manter a saúde financeira dos negócios deve andar em consonância com os interesses dos clientes.
Acompanhe o Fliig nas redes sociais
facebook google + linkedin