Testamos 11 batedeiras planetárias à procura da batida perfeita - Paladar Estadão



Se você está em busca da batedeira perfeita, um aviso, você não vai encontrá-la aqui. Depois de 11 horas na cozinha às voltas com bowls, pás, ganchos, fichas de avaliação e cronômetros, a primeira conclusão do teste que envolveu toda a equipe do Paladar é implacável: não existe uma batedeira doméstica perfeita. Ou melhor, uma que execute à perfeição todos os tipos de tarefa que a cozinha requer. A escolha, portanto, depende de sua necessidade. Vai fazer pão? Não adianta comprar uma máquina frágil. Bolos e suspiros? O bowl pode até ser de plástico – desde que o batedor chegue ao fundo, onde estão as claras.

Dê uma boa olhada na performance, algumas batedeiras foram mal até batendo claras, a mais básica das funções (aliás, foi a que inspirou a criação do utensílio no século 19). Se você cozinha bastante, vale investir numa planetária em vez de uma batedeira comum. A diferença básica é que o batedor da planetária faz rotação e translação e o bowl é fixo; na comum, duas pás fazem rotação, mas ficam fixas no centro e o bowl pode girar, se você ajudar. As planetárias executam melhor tarefas como bater massas mais firmes. Mas custam mais, até porque são importadas (exceto a Arno e a Philco) ou têm peças feitas no exterior.

Teste: como se saíram as batedeiras planetárias

Kenwood

Foi a que melhor desempenhou o conjunto de tarefas – perdeu apenas para a KitchenAid no quesito rapidez para bater claras em neve

Kitchenaid

Fácil de colocar e tirar peças, manuseio intuitivo, foi a que melhor bateu a clara em neve – rápido, em picos firmes, brilhantes, homogêneos.

Tramontina Breville

Foi a melhor surpresa da prova. Bonita, prática, com acessórios únicos. Porém foi bem só até bater a massa de pão, quando perdeu pontos, esquentou e se deslocou.

Arno

Não se destacou em qualquer das tarefas da prova. QUALIDADES: Tem compartimento para guardar o fio. Foi rápida para bater clara em neve, levou 2’30”, fez picos firmes. 

Black & Decker

Intuitiva, fácil de lidar, mas apesar do bowl ser pequeno, não conseguiu bater as duas claras. Tentamos por dois minutos e nada. Girava, mas não encostava nas claras. 

Cadence

Não brilhou em nenhum dos quesitos, mas é mais forte do que aparenta pelo design e pelo tamanho. QUALIDADES: É estável e intuitiva, fácil de usar.

Philco

Sem grandes atrativos. Parece robusta, mas é frágil. QUALIDADES: Surpreendeu ao aguentar bater a massa do pão até o fim, andou bastante na bancada, mas não esquentou. 

Semp

Executou mal todas as tarefas. QUALIDADES: Estável, não saiu do lugar, mesmo em alta velocidade. DEFEITOS: Lenta e fraca, mesmo em potência máxima. 

Lenoxx

Não se destacou positivamente em nenhuma parte do teste. Mas a qualidade da massa do pão surpreendeu: fofa, brilhante, elástica. QUALIDADES: Apesar de chacoalhar muito, não saiu do lugar. 

Hamilton Beach

Foi difícil achar o botão de destravar o corpo e começar o teste. Vencida a barreira, a instalação e o manuseio dos utensílios foram fáceis. Sem ser pesada, é consistente. 

Oster

Rapidez, proteção do bowl e a estabilidade são os pontos altos desse modelo. Mas o desempenho foi péssimo com duas claras. QUALIDADES: Bowl com duas alças, fácil de pôr e tirar; a proteção do bowl encaixada no corpo da batedeira veda bem. 







Fliigar é grátis!

Preencha os campos abaixo









Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossos Termos Gerais de Uso e que você leu nossas dicas de segurança, incluindo nossas regras para os usuários.
Campos Obrigatórios (*)