Como fazer o bebê dormir a noite toda: 9 dicas para os pais



 
                                                                                                                               FreeImages.com/Benjamin Earwicker
 
O sonho de todos os pais de um bebê é uma boa noite de sono sem interrupções. Mas nem todos conseguem realizar essa façanha, já que nos primeiros meses de vida, a criança ainda está aprendendo a se pôr para dormir, assim como muitas outras funções tão automáticas para nós adultos.
 
Para o seu próprio desenvolvimento, o bebê recém-nascido precisa tirar uma soneca, geralmente, de três em três horas. E isso pode atrapalhar a distinção entre noite e dia. Mas é possível ajudá-lo a associar a hora do sono profundo com o anoitecer.
 
Confira aqui nove dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda. Basta incluir algumas atividades e rituais simples ao seu dia-a-dia!
 
1.      Mantenha uma rotina. Para a criança entender, seja o horário de comer seja o horário de dormir, é preciso que se mantenha uma rotina. A rotina evita o efeito-surpresa, que automaticamente atrapalha na criação de um hábito. Monte um diário com os horários de todas as atividades do dia, incluindo a hora da soneca.
 
2.      Controle a soneca. Ao contrário que as pessoas acreditam, a soneca durante o dia ajuda o bebê a dormir melhor a noite. Mas, claro, sem excessos. Não deixe seu bebê passar da hora durante as sonecas diurnas. Estipule um tempo e, para não o acordar bruscamente, acenda as luzes e faça mais barulho quando chegar perto da hora de tirá-lo do berço.
 
3.      Muita calma nesta hora. Ao se aproximar do horário de dormir, tente não criar agito. Brincadeiras mais calmas e o tom de voz mais baixo, vai mostra-lo que chegou a hora de relaxar de verdade.
 
4.      Banho morno. Não há nada mais relaxante que um banho morno. Deixe a hora da banheira para noite e ali explique para a criança, mesmo que ela não possa entender ainda, que já está na hora do soninho da noite. Com o tempo, essa mensagem será passada.  
 
5.      Evite ninar de forma complicada. No desespero de fazer a criança pegar no sono, muitos pais caem na cilada de niná-los das formas mais variadas: como passeio de carro ou empurrando o carrinho pelo quarteirão. Encontre uma forma de ninar que pode ser repedida todas as noites sem complicar a sua vida, como, por exemplo, colocando uma música tranquila ou lendo a historinha de um livro. De preferência com a criança já deitada no berço.
 
6.      Luz baixa. A quantidade de luz influencia na produção do hormônio do sono, a melatonina.Por isso, o ideal é que a luz esteja apagada no quarto da criança. Caso prefira manter um foco de luz, procure ter um abajur de pouca potência no dormitório.
 
7.      Hora da última mamada. Como o leite materno é de rápida digestão, o bebê que não se alimenta ainda de sólidos deve acordar com fome no meio da noite. Para aproveitar ao máximo do seu sono, deixe a última mamada do dia na hora de pôr o bebê no berço.   
 
8.      Drible a ansiedade de separação. Muitas crianças têm ansiedade de separação das mães durante os primeiros meses de vida. É importante, desde cedo, confortá-lo que você está lá, mas que também que tem seu espaço. Ao invés de fica com as mãos sobre a criança até ela adormecer, dê a ela um lenço ou uma camiseta com o seu cheiro. Assim ela sentirá sua presença, mesmo que não esteja fisicamente ali. Fique tranquila, você sempre pode acompanhar de longe o filhote pela babá eletrônica.
 
9.      Adote um brinquedinho noturno. Estipule um bicho de pelúcia ou um cobertorzinho para a hora do sono noturno, assim o bebê vai entender que quando ganha o determinado “ursinho”, é a hora de dormir mais profundamente.






Conteúdos Relacionados

Fliigar é grátis!

Preencha os campos abaixo









Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossos Termos Gerais de Uso e que você leu nossas dicas de segurança, incluindo nossas regras para os usuários.
Campos Obrigatórios (*)