Você tem consciência financeira?




“Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos.” Benjamin Franklin

Na contramão da certeza de que dinheiro não traz felicidade, devemos reconhecer que uma vida submersa em dívidas e descontrole financeiro certamente é um destino de infelicidades acumuladas.

Não basta se lembrar de todos os estabelecimentos que aparecem em sua fatura de cartão de crédito para ter consciência financeira. É preciso se munir de informações e praticar hábitos que vão ao encontro de seu sucesso financeiro. Estabilidade financeira está muito além de conseguir quitar as dívidas essenciais com muito custo no fim do mês, é também investimento no futuro garantindo um equilíbrio entre a saúde financeira, física e emocional.

E como o nome indica, a consciência financeira começa pela nossa mente. Todos somos capazes de obter sucesso financeiro se desenvolvermos a capacidade de manter disciplina, investir no conhecimento e nos libertar cada vez mais de hábitos consumistas degenerativos buscando o consumo consciente e sustentável.

Muitos acreditam que a verdadeira influência sobre seus gastos é externa, culpam seus empregos, patrões, modelos de trabalho e se esquecem de olhar dentro da sua casa. Todos os itens que hoje estão acumulando poeira em seu guarda roupas, nas estantes ou no armário de cozinha, alguns ainda preservam a etiqueta e você não consegue ver onde foi parar o seu dinheiro no fim do mês.


Se você acredita que não tem controle sobre seus gastos, que não consegue guardar dinheiro ou gastar menos, faça o teste:

Aproveite o começo de um novo ano e faça o exercício de separar todos aqueles itens que não utiliza há pelo menos seis meses.

Divida em três pilhas:
·         Não uso por motivos sazonais, mas vou usar (estação, época do ano, datas comemorativas, etc.);
·         Não uso porque não me serve/não tenho coragem/está quebrado, mas adoro;
·         Não uso

Faça as contas dos valores que foram investidos do seu precioso dinheiro com estes itens que não utiliza.
Doe os itens que não usa e não vai mais utilizar.

Se surpreendeu com o valor investido nesses itens que não utiliza? Sim! Você consegue controlar as suas finanças e guardar dinheiro. Tudo o que você precisa é criar o hábito.

Hábitos que contribuem para o despertar de uma consciência financeira:

A transformação da nossa realidade financeira começa na nossa mente. Desenvolver hábitos sábios que colaborem diariamente para o nosso sucesso financeiro é a maneira mais eficiente de manter ativa sua consciência financeira. Veja a seguir uma lista de cinco hábitos que vão te ajudar nesta missão de sucesso:

Se organize
Desde anotar tudo o que consome até o uso de planilhas financeiras para controle de gastos, organização é fundamental para obter sucesso é qualquer planejamento.

Tenha paciência
Uma compra impulsiva pode comprometer o seu orçamento por muitos meses. Ao mesmo tempo, a ansiedade de ver seu nome limpo pode comprometer a sua saúde física e emocional. Paciência é fundamental tanto para novos gastos quanto para se livrar de vez das dívidas.

Se questione
Antes de gastar o seu precioso dinheiro com um novo produto, bem ou serviço, questione-se. Faça inúmeras perguntas sobre essa compra, quanto mais, melhor. O objetivo desse hábito vai além de saber tudo sobre o item que deseja comprar.    É passar a se conhecer e caminhar para uma realidade de consumo consciente.

Priorize
Diversas vezes, a compra de mais de um item vai se tornar fundamental para seu dia a dia. Crie uma lista com todos esses itens, pois visualizar todos eles vai tornar mais fácil a tarefa de definir a ordem de prioridade entre eles. Dê destaque para os itens que envolvem questões de saúde. Lembre-se sempre que cuidar da saúde, tanto física, quanto mental, além de trazer benefícios agora, é um investimento para seu futuro.

Economize
Economizar uma parte da sua renda mensal todo mês, seja investindo ou simplesmente guardando, é a única forma de realmente alcançar a liberdade financeira que tanto almejamos.







Conteúdos Relacionados

Fliigar é grátis!

Preencha os campos abaixo









Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossos Termos Gerais de Uso e que você leu nossas dicas de segurança, incluindo nossas regras para os usuários.
Campos Obrigatórios (*)