Perfil do consumidor brasileiro na internet



Já somamos mais de 95,4 milhões de brasileiros com acesso à internet, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse dado equivale a mais da metade da população nacional com mais de dez anos. 67% desses internautas representam a parcela de consumidores que compram online e o número não para de crescer. Entender o perfil desse novo consumidor é fundamental para quem pretende investir em vendas de produtos, bens ou serviços online.
 
 
Uma pesquisa global realizada pela empresa Ipso, a pedido do PayPal, levantou hábitos de consumo de mais de 23 mil internautas em 29 países. O Brasil foi contemplado nesse estudo através de uma amostra de internautas que foram avaliados através da coleta de dados para que fosse possível entender os motivos pelos quais os brasileiros compram pela internet.

A pesquisa avaliou o perfil do consumidor online de acordo com o dispositivo que ele utiliza para acessar a rede, ou seja, PC, tablet, notebook ou smartphone, que mesmo não sendo indicado como principal dispositivo para finalizar uma compra é apontado como o aparelho preferido dos brasileiros para navegar.
 

A cada cinco casas, quatro usam telefone móvel para se conectar, segundo o IBGE.

 
Além disso, o estudo indica os motivos que levam os brasileiros a optarem por sites internacionais na hora de gastar o seu dinheiro pela internet. Acompanhe os resultados dessa pesquisa, realizada no ano de 2015, e avalie onde você pode ganhar ou estar perdendo mercado com seu negócio online:

 
Principais categorias online de produtos que o brasileiro comprou nos últimos doze meses:
 
·         61% Roupas, calçados e acessórios
·         57% Eletrônicos
·         48% Itens digitais de entretenimento e educação, como e-books, aplicativos, arquivos digitais de músicas e filmes, etc.
 

Como o internauta brasileiro costuma fazer compras online (por aparelho):
 
 
 
As razões mais comuns que levam o internauta brasileiro a evitar comprar online em outros países:

 Estão preocupados com a segurança de seus dados financeiros e pessoais                
 Temem o risco de o produto não chegar no prazo
Dizem que o câmbio está desfavorável na hora de pagar a conta
 Citam o pagamento de sobretaxas quando o produto desembarca no Brasil


Já quanto aos fatores que podem levar consumidores online a comprar em sites estrangeiros, os brasileiros responderam:

·         56% frete grátis;
·         51% segurança na hora de pagar;
·         46% possibilidade de adquirir produtos não disponíveis no mercado local;
·         SAC em português.



O que o comprador brasileiro leva em conta quando compra via internet:

·         65% o fato de o e-commerce ser grande e conhecido
·         55% preço


A pesquisa foi publicada exclusivamente em inglês e pode ser acessada aqui.

 







Conteúdos Relacionados

Fliigar é grátis!

Preencha os campos abaixo









Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossos Termos Gerais de Uso e que você leu nossas dicas de segurança, incluindo nossas regras para os usuários.
Campos Obrigatórios (*)