Perfil do consumidor brasileiro na internet
Já somamos mais de 95,4 milhões de brasileiros com acesso à internet, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse dado equivale a mais da metade da população nacional com mais de dez anos. 67% desses internautas representam a parcela de consumidores que compram online e o número não para de crescer. Entender o perfil desse novo consumidor é fundamental para quem pretende investir em vendas de produtos, bens ou serviços online.
Uma pesquisa global realizada pela empresa Ipso, a pedido do PayPal, levantou hábitos de consumo de mais de 23 mil internautas em 29 países. O Brasil foi contemplado nesse estudo através de uma amostra de internautas que foram avaliados através da coleta de dados para que fosse possível entender os motivos pelos quais os brasileiros compram pela internet.
A pesquisa avaliou o perfil do consumidor online de acordo com o dispositivo que ele utiliza para acessar a rede, ou seja, PC, tablet, notebook ou smartphone, que mesmo não sendo indicado como principal dispositivo para finalizar uma compra é apontado como o aparelho preferido dos brasileiros para navegar.
A cada cinco casas, quatro usam telefone móvel para se conectar, segundo o IBGE.
Além disso, o estudo indica os motivos que levam os brasileiros a optarem por sites internacionais na hora de gastar o seu dinheiro pela internet. Acompanhe os resultados dessa pesquisa, realizada no ano de 2015, e avalie onde você pode ganhar ou estar perdendo mercado com seu negócio online:
Principais categorias online de produtos que o brasileiro comprou nos últimos doze meses:
· 61% Roupas, calçados e acessórios
· 57% Eletrônicos
· 48% Itens digitais de entretenimento e educação, como e-books, aplicativos, arquivos digitais de músicas e filmes, etc.
Como o internauta brasileiro costuma fazer compras online (por aparelho):
As razões mais comuns que levam o internauta brasileiro a evitar comprar online em outros países:
Estão preocupados com a segurança de seus dados financeiros e pessoais | |
Temem o risco de o produto não chegar no prazo | |
Dizem que o câmbio está desfavorável na hora de pagar a conta | |
Citam o pagamento de sobretaxas quando o produto desembarca no Brasil |
Já quanto aos fatores que podem levar consumidores online a comprar em sites estrangeiros, os brasileiros responderam:
· 56% frete grátis;
· 51% segurança na hora de pagar;
· 46% possibilidade de adquirir produtos não disponíveis no mercado local;
· SAC em português.
O que o comprador brasileiro leva em conta quando compra via internet:
· 65% o fato de o e-commerce ser grande e conhecido
· 55% preço
A pesquisa foi publicada exclusivamente em inglês e pode ser acessada aqui.
Conteúdos Relacionados
Conseguir economizar a energia do celular é algo interessante, porque as vezes pode surgir emergências. Normalmente, tem pessoas que não podem ver uma tomada que correm logo para carregar um pouco o celular.
O FIFA 19 se diferencia do game anterior e é necessário citar que agora tudo ficou bem melhor. A inteligência artificial agiu de uma forma tão interessante que um defensor interceptou uma bola sem que o jogador fizesse nada. Tudo graças a perna que ele esticou e assim as coisas funcionam bem melhor.
Ter acesso a uma lista com as melhores câmeras da atualidade é algo relevante para as partes envolvidas. Dessa forma, sendo semiprofissional ou compacta, é preciso que alguns aspectos sejam considerados por todos.
Acompanhe o Fliig nas redes sociais
facebook google + linkedin instagram twitter youtube blog