OLED TV X QLED: A batalha de tecnologia das TVs



OLED TV W X QLED: A BATALHA DE TECNOLOGIA DAS TVs
 
Atenção amantes da tecnologia! 2017 promete ser um ano de disputa acirrada de recursos e inovações entre as grandes líderes no mercado mundial de TVs. As coreanas LG e Samsung já anunciaram seus lançamentos previsto para este ano e prometem ganhar o mercado com tecnologias de ponta no que se refere à televisão. Estamos falando das tecnologias OLED e QLED.
 
A LG já é a maior representante das TVs OLED no mercado e esse ano vai lançar um novo modelo: com apenas 2,67 milímetros de espessura, será a OLED TV W. Em resposta, a Samsung anunciou uma nova tecnologia para concorrer com o OLED, o QLED. Para entender melhor essa batalha, primeiro temos que entender o que significam cada uma dessas siglas. Acompanhe:
 
OLED:
Na tecnologia OLED, a tela utiliza como fonte de iluminação diodos orgânicos e não cristais líquidos, como na LCD. Os diodos orgânicos dispensam luz externa para gerar cores às imagens, portanto não precisam de painéis adicionais de LED. Como resultado temos uma tela ultrafina. Apesar de a LG não ser a única no mercado da tecnologia OLED, carrega o título de primeira e  maior fabricante, tornando-se referência no uso da tecnologia.
 
QLED:
Já a tecnologia QLED se utiliza de pontos quânticos. São cristais semicondutores em nano escala feitos de seleneto de cádmio que absorvem a luz e a reemitem em uma onda diferente, oferecendo uma imagem mais nítida, brilho intenso, níveis profundos de preto e cores muito mais puras e ricas, que prometem ser mais fiéis à realidade.
 
Durante a CES (Consumer Eletronics Show) deste ano em Las Vegas, a LG e a Samsung se alfinetaram ressaltando os pontos fracos de ambas as tecnologias.
 
Segundo a LG, a tecnologia QLED é ultrapassada e inferior por ainda precisar de luz de fundo, não permitindo uma tela ultrafina. Já a Samsung se dedicou a criticar a concorrente apontando um possível desgaste dos materiais orgânicos com o tempo, além de ter um ângulo de visão menor.
 
Alfinetadas à parte, entre uma TV bem fina ou uma tecnologia que dá um show em brilho e intensidade, afinal, qual seria a melhor tecnologia e quem vai ganhar essa batalha?
 
Apesar da OLED TV W apresentar características mais inovadoras na opinião dos especialistas, principalmente por permitir uma TV cada vez mais fina, algo que se assemelha a um quadro na parede, a verdade é que até o momento é impossível afirmar quem seria a vencedora dessa batalha, uma vez que ainda não foi feito o lançamento no mercado, o que impossibilita uma comparação lado a lado. No entanto, não podemos negar que ambas prometem uma revolução na qualidade da imagem e que seu sucesso no mercado vai contar com outros fatores de aceitação, como preço e gosto dos consumidores.






Conteúdos Relacionados

Fliigar é grátis!

Preencha os campos abaixo









Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossos Termos Gerais de Uso e que você leu nossas dicas de segurança, incluindo nossas regras para os usuários.
Campos Obrigatórios (*)