4 Passos para não se arrepender de uma compra



Quem nunca se arrependeu de uma compra que atire a primeira pedra! A verdade é que comprar, levar para casa e se arrepender na sequência não é uma exclusividade de poucos, pelo contrário, milhares de pessoas passam por essa sensação diariamente. Efeito esperado, em uma sociedade onde anúncios publicitários são bombardeados em todos os lugares e a todo momento, que os padrões de consumo sejam exagerados e, muitas vezes, completamente desnecessários, levando a sensação de frustação e consequente arrependimento das ações induzidas.

Se você, como muitos outros brasileiros, já passou ou tem medo e deseja evitar passar por esta situação, temos uma boa notícia: com um pouco de consciência, esforço pessoal e as dicas infalíveis deste artigo será muito difícil se colocar em uma situação parecida novamente. Se prepare para realizar uma compra consciente e vamos aos passos:

1.   Planeje suas compras

Vários são os fatores que levam ao arrependimento de uma compra efetivada, dentre os principais estão a má negociação e a frustração da expectativa criada. Nos arrependemos da compra quando percebemos que fizemos um mal negócio ao pagar um valor mais alto que o encontrado no mercado ou quando percebemos que o produto não oferece exatamente o que foi esperado dele. Por isso, o primeiro passo a ser considerado para realizar compras bem-sucedidas, que representem um bom negócio e custo-benefício, é conhecer previamente os produtos que precisa ou deseja adquirir.

Hoje em dia, com a ajuda da tecnologia, é fácil descobrir informações que podem auxiliar o seu planejamento, tais como: as características e funcionalidade do produto, seu valor médio de mercado, comparar fornecedores, matéria prima, formas de fabricação e os benefícios em geral que este produto ou serviço podem te trazer. Este primeiro passo, além de transformar a sua experiência de compra, já será responsável por garantir grande parte da segurança necessária para tomar a decisão correta na hora de investir em um novo produto ou serviço.

2.   Não compre por impulso

Apesar de parecer redundante após relatarmos o primeiro passo, é extremamente fundamental esclarecer as armadilhas que estamos suscetíveis pois, mesmo planejando uma compra, ainda podemos cair nesta teia de sensação criada pelo mercado publicitário que gera uma compra por impulso nos abrindo à possibilidade do arrependimento.

Acredite, a impressão que "esta é uma oferta imperdível. Preciso aproveitar ou vou perder esta oportunidade!", foi previamente estudada, implantada e esperada pelo empresário que deseja ganhar uma venda por impulso e, muitas vezes, ele não está te oferecendo um desconto real, apenas a sensação de um bom negócio, uma vez que você não se informou previamente sobre o produto ou serviço e a única referência que tem é o próprio vendedor em si.

Mesmo em casos que o produto foi estudado previamente estamos suscetíveis a estas armadilhas. Quando nos deparamos, por exemplo, com promoções que oferecem "dois pelo preço de um" ou descontos em um outro produto e acabamos comprando uma coleção de artigos quando, na verdade, tínhamos a intenção planejada de comprar apenas um destes itens.

Se a vida fosse um conto de fadas, ao nomear o principal vilão causador do arrependimento de uma compra este se chamaria "Compra Por Impulso" e, sabemos que pode ser muito difícil se livrar deste ciclo que parece um chip implantado em nossas mentes gritando diante de uma promoção: compre, compre, compre! Mas não se desespere, estamos aqui para te ajudar a dar o próximo passo e ele é bem simples:

3.   Não exceda o orçamento

Isso mesmo, faça as contas! Cabe em seu orçamento? Então, aproveite sem culpa esta promoção. Vai comprometer o seu planejamento financeiro e planos para o futuro? Siga o seu caminho sem mais essa comprinha também sem culpa, em instantes você vai acabar se esquecendo da “oportunidade perdida”.

Dentro deste conto fadas onde a compra por impulso é um grande vilão a ser combatido, a consciência financeira é a arma que precisamos para enfrentá-lo. Não vamos mentir, no início será necessária muita força de vontade e dedicação para dar ouvidos à sua consciência financeira e ignorar os impulsos que gritam loucamente por mais uma comprinha, mas, acredite, com o tempo, acabamos nos acostumando a este novo hábito e aí é só aproveitar os benefícios e economia que o consumo consciente nos traz.

4.   Peça ajuda

Por fim, se tornar um consumidor consciente não é nenhuma mágica, mas sim, resultado de um hábito adquirido a partir da persistência, organização e conhecimento. Se acredita que não consegue planejar suas compras, evitar compras por impulso ou se tornar responsável com suas finanças, não tenha vergonha ou culpa, peça ajuda! O simples fato de estar lendo este artigo já é um grande passo neste sentido. Você também pode conversar com amigos e familiares, compartilhar suas experiências e aprender com quem também viveu ou vive uma experiência parecida com a sua.







Conteúdos Relacionados

Fliigar é grátis!

Preencha os campos abaixo









Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossos Termos Gerais de Uso e que você leu nossas dicas de segurança, incluindo nossas regras para os usuários.
Campos Obrigatórios (*)