Consumo Consciente: Conheça os Métodos que o Mercado Utiliza para te Fazer Comprar o que não Precisa
Alguma vez você já saiu de casa com o objetivo de comprar determinado item A e voltou para casa com B, C, D e, muitas vezes, até se esqueceu do A? Esse pode ser um problema cuja origem vai muito além da sua personalidade consumista.
Todo bom aluno do marketing sabe que não há nada que se possa fazer para obrigar alguém a comprar algo que não queira. Quanto a isso, você, consumidor, pode ficar tranquilo. No entanto, muito pode ser feito para que alguém gaste dinheiro comprando algo que não precisa. E é nesse momento que atuam as estratégias que o mercado usa contra a sua saúde financeira, muitas vezes sem que você perceba.
Alguns métodos são mais diretos, como um vendedor muito agressivo, daqueles que mal esperam você completar a frase sobre o que foi procurar na loja e já começam a oferecer uma variedade de produtos. Ou mesmo a arquitetura de shoppings, que geralmente dispõe de escadas rolantes alternadas ou de uma praça de alimentação distante das entradas, com o objetivo de levar as pessoas a uma rota maior, obrigando, assim, o consumidor a passar em frente ao maior número de lojas possível. Esses métodos estão ao alcance dos olhos, por isso são mais fáceis de serem percebidos pelos consumidores treinados.
No entanto, nem todos os métodos utilizados pelo mercado para te induzir a uma compra impulsiva são de fácil percepção. Isso porque o objetivo do mercado ao aplicar essas técnicas é justamente que elas não sejam percebidas. Além disso, são técnicas que irão atingir outros sentidos do consumidor, como olfato, tato e audição.
Chamado por alguns estudiosos de “mercado sensorial”, esses métodos buscam, de forma subconsciente, influenciar o ânimo do consumidor levando-o a gastar mais. Podem estar presentes no aroma de uma loja, que te remete a uma lembrança agradável afetando seu estado de espírito, ou até mesmo no ritmo musical do ambiente.
Chamado por alguns estudiosos de “mercado sensorial”, esses métodos buscam, de forma subconsciente, influenciar o ânimo do consumidor levando-o a gastar mais. Podem estar presentes no aroma de uma loja, que te remete a uma lembrança agradável afetando seu estado de espírito, ou até mesmo no ritmo musical do ambiente.
Músicas calmas são usadas para desacelerar os batimentos cardíacos, diminuindo a circulação sanguínea e fazendo com que o consumidor fique por mais tempo em uma loja. Já músicas mais ritImadas e aceleradas deixam o consumidor mais ativo. É uma técnica frequentemente utilizada por grandes lojas de departamento, assim o consumidor circula por mais seções, aumentando seu campo de possibilidades de consumo.
Essas técnicas estão por toda parte e atacam todos os seus sentidos. Portanto, da próxima vez em que você sair para comprar pasta de dentes e sentir uma vontade inesperada de adicionar à sua compra um aparelho de massagem, uma revista, um chocolate e mais um drops de menta, lembre-se dessas técnicas. Essa vontade talvez não esteja acontecendo por acaso.
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