Números do varejo online
Os resultados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-Commerce Brasil e pelo Sebrae, apontam para um cenário otimista mesmo em um período de recessão, como o vivido no primeiro semestre de 2016.
Realizada em julho deste ano, a pesquisa identificou que 51% das lojas online fecharam o mês com lucro. Além disso, 50% dos e-commerces chamados “pure players” (que atuam somente no online) apresentaram lucro no período da consulta.
A pesquisa também aponta para um crescimento da maturidade do comprador online, com redução na taxa de abandono do carrinho (o índice ficou em 34% neste ano, em 2014, era 58%), demonstrando que o consumidor tem se tornado mais consciente do seu orçamento e do produto/serviço que necessita.
Acompanhe os resultados mais interessantes que destacamos da pesquisa:
5 principais destinos das venda de e-commerce:
1. 80% SP
2. 63% RJ
3. 53% MG
4. 32% RS
5. 27% PR
Setor da economia onde atuam os e-commerce:
1. 73% Comércio
2. 18% Serviços
3. 8% Indústria
4. 1% Agronegócio
Ainda sobre e-commerces, 5 principais segmentos de atuação:
1. 30% Moda
2. 13% Casa e decoração
3. 12% Informática
4. 10% Beleza
5. 9% Eletrônicos/telefonia
*Em relação ao último ano, os segmentos de informática e eletrônicos/telefonia, foram os únicos que apresentaram crescimento de atuação.
Porcentual do faturamento gasto com marketing de acordo com o porte da empresa:
· MEI (até R$ 60mil/ano) – 15%
· ME (+ R$ 60mil/ano a R$ 360mil/ano) – 12%
· EPP (+ R$ 360mil/ano a R$ 3,6mi/ano) – 11%
· MGE (+ R$ 3,6mi/ano) – 9%
5 Principais canais para concretização das vendas online:
1. 72% Redes sociais
2. 68% Busca orgânica
3. 52% E-mail marketing
4. 44% Links patrocinados
5. 35% Whatsapp
5 Principais dificuldades encontradas:
1. Tributação
2. Logística
3. Marketing
4. Fluxo de caixa
5. Estoque
*Em 2015, a tributação aparecia em terceiro lugar na categoria.
5 principais itens apresentados como diferencial competitivo:
1. 25% Mix de produtos
2. 22% Atendimento
3. 17% Preço
4. 8% Entrega
5. 3% Acessibilidade
5 principais itens apontados como investimentos
1. 51% Ampliação das categorias/produtos vendidos
2. 38% Ação em marketplace
3. 38% Mobile
4. 32% Ampliação a atuação nacional
5. 29% Novo nicho de mercado
5 principais causas de fechamento do e-commerce (contemplando apenas quem tem loja física e fechou o e-commerce)
1. 29% Baixo faturamento
2. 27% Falta de planejamento/conhecimento
3. 16% Falta de tempo
4. 10% Falta de investimento
5. 9% Dificuldades para acessar mercado e conquistar clientes
Por fim, a pesquisa também identificou que 59% dos empresários que não têm e-commerce, afirmam que pretendem investir nessa forma de comercialização.
Tem curiosidade de ter mais dados sobre o perfil do público brasileiro na internet?
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