Números do varejo online



 
 
 
Os resultados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-Commerce Brasil e pelo Sebrae, apontam para um cenário otimista mesmo em um período de recessão, como o vivido no primeiro semestre de 2016.
 
Realizada em julho deste ano, a pesquisa identificou que 51% das lojas online fecharam o mês com lucro. Além disso, 50% dos e-commerces chamados “pure players” (que atuam somente no online) apresentaram lucro no período da consulta.

A pesquisa também aponta para um crescimento da maturidade do comprador online, com redução na taxa de abandono do carrinho (o índice ficou em 34% neste ano, em 2014, era 58%), demonstrando que o consumidor tem se tornado mais consciente do seu orçamento e do produto/serviço que necessita.
Acompanhe os resultados mais interessantes que destacamos da pesquisa:
 
5 principais destinos das venda de e-commerce:
1.    80% SP
2.    63% RJ
3.    53% MG
4.    32% RS
5.    27% PR

Setor da economia onde atuam os e-commerce:
1.    73% Comércio
2.    18% Serviços
3.    8% Indústria
4.    1% Agronegócio

Ainda sobre e-commerces, 5 principais segmentos de atuação:
1.    30% Moda
2.    13% Casa e decoração
3.    12% Informática
4.    10% Beleza
5.    9% Eletrônicos/telefonia

*Em relação ao último ano, os segmentos de informática e eletrônicos/telefonia, foram os únicos que apresentaram crescimento de atuação.
 
Porcentual do faturamento gasto com marketing de acordo com o porte da empresa:
·         MEI (até R$ 60mil/ano) – 15%
·         ME (+ R$ 60mil/ano a R$ 360mil/ano) – 12%
·         EPP (+ R$ 360mil/ano a R$ 3,6mi/ano) – 11%
·         MGE (+ R$ 3,6mi/ano) – 9%

5 Principais canais para concretização das vendas online:
1.    72% Redes sociais
2.    68% Busca orgânica
3.    52% E-mail marketing
4.    44% Links patrocinados
5.    35% Whatsapp

5 Principais dificuldades encontradas:
1.    Tributação
2.    Logística
3.    Marketing
4.    Fluxo de caixa
5.    Estoque

*Em 2015, a tributação aparecia em terceiro lugar na categoria.
 
5 principais itens apresentados como diferencial competitivo:
1.    25% Mix de produtos
2.    22% Atendimento
3.    17% Preço
4.    8% Entrega
5.    3% Acessibilidade

5 principais itens apontados como investimentos
1.    51% Ampliação das categorias/produtos vendidos
2.    38% Ação em marketplace
3.    38% Mobile
4.    32% Ampliação a atuação nacional
5.    29% Novo nicho de mercado

5 principais causas de fechamento do e-commerce (contemplando apenas quem tem loja física e fechou o e-commerce)
1.    29% Baixo faturamento
2.    27% Falta de planejamento/conhecimento
3.    16% Falta de tempo
4.    10% Falta de investimento
5.    9% Dificuldades para acessar mercado e conquistar clientes

Por fim, a pesquisa também identificou que 59% dos empresários que não têm e-commerce, afirmam que pretendem investir nessa forma de comercialização.
 
Tem  curiosidade de ter mais dados sobre o perfil do público brasileiro na internet?






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