Como montar um estúdio caseiro



Como montar um estúdio caseiro
 
Já falamos com vocês por aqui da importância que as imagens dos produtos têm para as vendas online. Demos dicas para tirar fotos que vendam gastando pouco e como retratar com harmonia e fidelidade as características do seu produto. Agora é hora de dar mais um passo rumo à qualidade e aumento das vendas do seu negócio na internet, gastando o mínimo possível. Isso mesmo, vamos te ajudar a criar o seu próprio estúdio fotográfico com elementos de fácil acesso. Siga os passos, escolha os melhores itens para usar como matéria prima e mãos a obra!
 
Passo 1: Conhecendo os principais elementos de um estúdio profissional
 
Conhecer os elementos de um estúdio profissional, sua função e efeito esperado é fundamental para que não gaste esforço, tempo e possivelmente dinheiro em produções que não serão úteis para fotografar o seu tipo de produto. Por isso, antes de sair por aí navegando na internet por tutoriais e artigos "faça você mesmo" para produção, procure entender a função e real necessidade que esta peça tem em um estúdio.

Para ajudar nossos leitores a criarem um planejamento adequado para produção de um estúdio fotográfico caseiro, listamos os principais itens presentes em um estúdio profissional, sua função e efeito esperado.
 
Acompanhe:                              
 
·         Tripé: Equipamento considerado indispensável por qualquer fotógrafo, sua função é servir de apoio para a câmera oferecendo estabilidade em fotos que necessitam de baixa velocidade para captação, além de deixar o fotógrafo com as “mãos livres" para trabalhar.
 
Efeito esperado: Fotos nítidas, sem efeitos de tremidos ou sobreposições.
 
·         Flash:uma fonte de luz pontual embutida em câmeras ou um dispositivo auxiliar que emite, pontualmente, uma quantidade de luz sobre uma cena de modo a melhor a iluminar.
 
Efeito esperado: Aumento da luminosidade de em uma cena
 
·         Rebatedor:Acessório utilizado na fotografia para alcançar efeitos ilumine ou suavize áreas de sombra do objeto a ser fotografado. O efeito esperado depende da cor do rebatedor utilizados. Veja os principais:
 
Efeito esperado:
 
Tela ouro: cria uma sensação quente, de verão, que funciona bem com tons de pele.
 
Tela prata: aumenta os reflexos especulares e produz uma imagem de alto contraste. É perfeita para vídeo, fotos de produtos, e P&B fotografia.
               
                Tela prata/ouro: mesclada em ouro e prata para um efeito intermediário.
 
Tela branca: ressalta as cores neutras, funciona como um preenchimento da fonte de luz para fotos de produto e indoor / outdoor retratos.
 
 
·              Soft box:Equipamento composto com um ponto de luz (flash) revestido por um tecido translúcido externo e, em grande parte das vezes, um outro tecido interno. A luz do flash, ao passar por esses dois tecidos, torna-se bastante suave.
 
Efeito esperado: Incidência de luz e sombras suaves, o que possibilita grande riqueza de detalhes na imagem.
 
·              Sombrinha: Objeto com função de rebatedor em formato de sombrinha. Utilizado para direcionar a luz do flash à cena de forma indireta.
 
                 Efeito esperado: Incidência de luz e sombras de forma suaves
 
Passo 2: Planejando um estúdio caseiro
 
Além de se familiarizar com os itens de um estúdio profissional e conhecer as funções de cada acessório, para um planejamento adequado do seu estúdio caseiro é fundamental que conheça o básico sobre fotos de produtos (still). Explicamos o essencial sobre fotografia de produtos para fotógrafos amadores neste link. O tipo de produto que deseja fotografar vai definir os acessórios, quantidades, potencia e tamanhos ideais para realizar o trabalho.
 
Por exemplo, se o objeto a ser fotografado for muito grande será essencial pensar em mais de um ponto de luz já se o objeto for reflexivo uma soft box é altamente indicada.
 
Passo 3: Mãos a obra!
 
Agora sim é chegado o grande momento de partir para os tutoriais e iniciar a sua produção caseira para um estúdio fotográfico! Selecionamos alguns tutoriais para a produção caseira dos acessórios de um estúdio de acordo com a matéria prima prima utilizada. Tudo o que você precisa é detectar a importância dessa peça (consulte seu planejamento, ver passo 1 e 2) e escolher os melhores materiais que tem disponível em casa e partir para a produção.
 
·         Soft box e tripé com papelão, papel alumínio e canos de pvc: https://www.youtube.com/watch?v=VDCKEe-cMmE
·         Tripé para celular com materiais reciclados (rolo de papelão, esponja de lavar louça e clipes de papel): https://www.youtube.com/watch?v=8ecuWiAsa6c
·         Rebatedor com bambolê e capa protetora para assento de carros: https://www.youtube.com/watch?v=PYKZb5xQuRA
·         Rebatedor com bambolê e papel alumínio: https://www.youtube.com/watch?v=VfKqdTww9YE
·         Mini estúdio com papelão, papel manteiga e luz de led: https://www.youtube.com/watch?v=ZAMzsvdfYm0






Conteúdos Relacionados

Fliigar é grátis!

Preencha os campos abaixo









Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossos Termos Gerais de Uso e que você leu nossas dicas de segurança, incluindo nossas regras para os usuários.
Campos Obrigatórios (*)